CONFIRA AS DATAS SOBRE O DIA DA MULHER EM MARÇO (08/03/2017)

Prefeitura Municipal de Rio Novo do Sul

A Secretaria Municipal de Assistência Social e a Secretaria Municipal de Saúde estarão realizando no mês de março de 2017 uma vasta comemoração ao Dia Internacional da Mulher e convidam todas as mulheres do município para participarem.

O dia 08 de março é marcado pelo Dia Internacional da Mulher. Historicamente, a data surgiu em homenagem às manifestações de operárias pela redução da jornada de trabalho, na Europa e nos Estados Unidos, no final do século XIX e início do século XX. A data emblemática faz referência ao dia 08 de março de 1857, quando 129 mulheres tecelãs de uma fábrica em Nora Iorque foram reprimidas pela polícia e, ao refugiarem-se nas dependências da fábrica, foram trancadas e carbonizadas no local.

A efeméride começou a ser comemorada após a II Conferência Internacional de Mulheres, realizada em 1910 na Dinamarca, quando o dia foi proposta uma data que homenageasse as tecelãs. Um ano mais tarde, quando milhares de mulheres manifestaram-se na Europa, a data passou a ser celebrada no mundo inteiro.

Entre as conquistas obtidas pelas mulheres nos últimos anos estão, por exemplo, o direito ao voto, a inserção profissional em áreas de atuação que eram exclusivamente masculinas e a autonomia econômica. No Brasil, uma considerável conquista foi à publicação da Lei Maria da Penha, que cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra as mulheres.

Fonte: http://www.unasus.gov.br/noticia/dia-internacional-da-mulher-marca-luta-em-favor-dos-direitos-pela-saude

O evento terá como Tema: “A mulher do século XXI em Rio Novo do Sul”

Programação:

08/03 – CRAS às 18hs